NOSSOS ESPAÇOS

Entendemos que é necessário encantar os olhos das crianças e estimular a sua imaginação, proporcionando-lhes sensações e experiências em ambientes saudáveis e propícios para a exploração dos seus interesses.

 

Para tornar a estrutura física da Escola ainda mais lúdica, atrativa e estimuladora, criamos ambientes interessantes e diversificados - a brinquedoteca, o espaço gourmet, o ateliê de artes, o pátio do arvorismo com hortinha, galinheiro, dentre outros.  No cotidiano escolar, os alunos se movimentam bastante e exploram ativamente esses espaços, realizando atividades significativas e prazerosas, em benefício do seu crescimento e desenvolvimento.

Brinquedoteca

BRINQUEDOTECA (1).jpeg

É um dos espaços coletivos mais adorados pela criançada.  Equipada com  materiais lúdicos diversos, permite a realização de jogos musicais, jogos matemáticos, jogos de alfabetização, danças, brincadeiras, videoaulas, dentre outras propostas pedagógicas.

Ateliê de Artes

ATELIÊ DE ARTES (2).jpeg

No Pássaro Azul, as crianças contam com um ateliê de artes, espaço apropriado para usar sua imaginação, criatividade e estimular as habilidades artísticas. Materiais diversos como tintas, lápis, papéis, pincéis e sucatas, ficam expostos, à disposição dos alunos,  para que eles possam aproveitar ao máximo cada momento artístico.  

Biblioteca

BIBLIOTECA.jpg

Acreditamos que o gosto pela leitura se dá por meio de experiências lúdicas e trocas construídas a partir dos primeiros contatos com os livros. A biblioteca infantil do Pássaro Azul é um espaço especial, onde a criança é convidada a mergulhar no universo da leitura e descobrir nos livros possibilidades de novas experiências. Além de manusear os livros, ler ou “brincar de ler”, as  crianças vivenciam momentos  prazerosos de contação de histórias. Nesses momentos, as professoras, para envolver e encantar a meninada, utilizam  recursos diversos - livros, gibis, fantoches, adereços, recursos  visuais e sonoros - que estão na biblioteca, à disposição de todos.

Pátio do Arvorismo

PATIO DO ARVORISMO (3).jpg

Criamos na Escola o pátio do arvorismo, um playground diferenciado, que mais se parece com os antigos quintais das casas dos avós!  Integrado à natureza, possui plantas e árvores, hortinha, galinheiro e espaço gourmet com fogão à lenha. Nele, as crianças exercitam intensamente a psicomotricidade, pois são desafiadas a percorrer circuitos com troncos de madeira, pontes de corda, travessias em redes, tambores, subidas em pneus, dentre outros obstáculos, que despertam nos pequenos o espírito aventureiro. Além divertido e socializador, o pátio do arvorismo aproxima as crianças dos elementos da natureza, sensibilizando-as em relação aos cuidados e respeito que devemos ter para com as plantas e animais.

Classe de pintura

Espaço Gourmet

ESPAÇO GOURMET (1).jpeg

O ESPAÇO GOURMET  foi pensado e estruturado para possibilitar aos alunos momentos  de aulas de culinária. Essas aulas, por mais que pareçam um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. Por meio da culinária podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas e ligados à linguagem oral e escrita, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais. Pode-se dizer  também que os momentos culinários são uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura  ou perceber o quê a adição de temperos pode provocar. Os alunos aprendem bastante sobre outras culturas, sobre alimentação saudável, bem como enriquecem o vocabulário, aperfeiçoam habilidades sociais e o trabalho em equipe. Um verdadeiro laboratório para a formação de habilidades e competências!

Quadra Coberta

QUADRA COBERTA.jpeg

Ter  uma quadra coberta na escola é algo essencial para o desenvolvimento dos alunos! Mesmo em dias de chuva, eles têm aonde brincar e extravasar suas energias.  Na ampla quadra coberta do Pássaro Azul,  os alunos brincam livremente na hora do recreio, realizam jogos  psicomotores direcionados nas aulas  regulares ou de educação física e se divertem na piscina de bolinhas. Nesse ambiente, desenvolvemos os nossos eventos institucionais como a matinê carnavalesca, mostra anual de teatro, programações da semana da criança e exposições culturais. A quadra coberta nos permite, também, desenvolver e realizar a culminância dos projetos pedagógicos que acontecem ao longo do ano letivo.

Piscinas Infantis

PISCINAS.jpeg
PISCINAS.jpg

Nada melhor do que, nos tempos de calor, brincar, dançar, praticar atividades físicas  e  socializar-se  numa piscina  refrescante!  Os momentos na piscina são aguardados, ansiosamente, pela criançada! É muita alegria e diversão!