SÉRIE A SÉRIE

BERÇARIO-(1).jpg

BERÇÁRIO

O nosso berçário atende crianças dos 4 aos 12 meses. Assim que começam a andar, as crianças são integradas à turma do maternal I e permanecem nesse grupo até os 24 meses, em média. Nesta faixa etária, os pequenos são indefesos e totalmente dependentes de cuidados especiais. 
            

A infraestrutura do berçário e maternal I é segura, funcional e educativa, onde os pequenos são cuidados com todo carinho e a atenção que eles merecem. O ambiente tranquilo e aconchegante favorece, além dos cuidados com a higiene, alimentação e o gostoso soninho, estimulações e brincadeiras que propiciarão o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos bebês, visto que o espaço também educa. 
     

1. Sala de repouso: esse ambiente  proporciona um bom descanso, com boa ventilação e luz baixa. As roupas de cama, chupetas e brinquedos são individuais.


2. Fraldário: ambiente de higiene, onde os bebês são trocados e  tomam banho e são guardados os pertences de higiene pessoal: sabonetes, fraldas, toalhas.


3. Espaço de convivência: nesse ambiente, as crianças são estimuladas a brincar, cantar, fazer arte com uma série de materiais como giz de cera, papéis, livros, brinquedos, tintas, dentre outros. 
   

Nossos profissionais são bem preparados, experientes e afetivos, conhecem bem as reais necessidades e sabem como estimular o desenvolvimento dos bebês. A socialização neste momento acontece intensamente, pois é o primeiro contato com o grande grupo social formado por pessoas que não fazem parte da sua família. Procuramos estabelecer com a criança fortes vínculos afetivos, através do carinho, do aconchego e da alegria, para que se sinta confiante e segura neste novo espaço de convivência.

BERÇARIO (5).jpg
BERÇARIO-(4).jpg
BERÇARIO-(7).jpg
BERÇARIO-(2).jpg
 
METODOLOGIAS ATIVAS  (1).jpeg

EDUCAÇÃO BÁSICA

A Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental I são destinados às crianças dos 2 aos 6 anos de idade, período em que inicia-se a formação de princípios e valores humanísticos. Esta é a segunda etapa na vivência escolar, um longo processo de amadurecimento e formação de competências e habilidades, dentre elas: o de aprender a aprender e aprender a pensar.

 

Nesta fase, as crianças estão mais confiantes, dominam melhor o corpo e vivenciam um processo intenso na conquista da autonomia intelectual e moral. O brincar e as atividades lúdicas têm prioridade na Escola, pois assim elas ampliam a percepção de si mesmas e passam a compreender  a importância do outro na sua vida. A curiosidade natural da idade é estimulada pelo ‘‘Pássaro Azul’’ a todo momento, colocando seus alunos em contato com o mundo dos fenômenos e objetos da natureza e da cultura. Propiciamos desta forma, um amplo e gradativo aprendizado e conhecimento de mundo.

 

Na Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I são também as fases em que a construção do número e a alfabetização acontecem plenamente, pois a criança quer saber tudo sobre os números e sobre o mundo letrado. Sabemos que, desde cedo, ela  já está inserida  neste contexto, portanto, as vivências e desafios oferecidos possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o avançar das  hipóteses  sobre a leitura e escrita. Através das investigações e descobertas, a criança é estimulada a ser protagonista do seu aprendizado, e consequentemente, a alfabetização e a construção do número acontecem de forma significativa e prazerosa.

 
WhatsApp Image 2020-10-28 at 17.12.11.jp
WhatsApp Image 2020-10-28 at 17.12.03.jp
WhatsApp Image 2020-10-28 at 17.03.07.jp
IMPORTANCIA-DE-BRINCAR-(2).jpg

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O 1º ano do Ensino Fundamental é um período da vida em que as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. 


O trabalho das professoras nessa fase visa à construção de novas competências, que serão importantes em toda a sua vida escolar e à adaptação dos alunos à nova rotina e às demandas escolares mais complexas. 


No entanto, ainda é imprescindível valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, articulando os novos desafios dessa etapa com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tais articulações precisam prever tanto uma sistematização gradual e progressiva dessas experiências, quanto as capacidades dos alunos de desenvolverem novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler, de se expressar, de formular hipóteses, de elaborar conclusões, em uma postura ativa e crítica na construção de conhecimentos. 


Sendo assim, um dos eixos do trabalho pedagógico do Pássaro Azul consiste no fortalecimento do papel de estudante e, embora as crianças já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas e com os seus materiais – agenda, livros, cadernos, dentre outros -  de modo cada vez mais independente, abrangente e significativo.

1º-ANO-(3).jpg
 
1º-ANO-(10).jpg
1º-ANO-(21).jpg
1º-ANO-(13).jpg
1º-ANO-(5).jpg

NOSSOS HORÁRIOS

Um dos diferenciais da nossa Escola é oferecer  a carga horária ampliada:


•    4:30 h/aulas diárias, do berçário ao maternal 3;
•    5h/aulas da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental I;


 O horário  estendido nos permite  oferecer atividades diferenciadas como o inglês (parceria LAB Idiomas), LIV (Programa de Desenvolvimento Socioemocional), teatro, culinária, dentre outras propostas  pedagógicas diferenciadas. Os horários de entrada e saída são distintos, tendo em vista o projeto pedagógico de cada segmento:

DO BERÇÁRIO AO MATERNAL  III:  13H  ÀS 17H30
EDUCAÇÃO INFANTIL (1º E 2º PERÍODOS): 13H ÀS 18H
ENSINO FUNDAMENTAL I (1º ANO): 13H ÀS 18H


Oferecemos  a possibilidade do horário integral, que representa a permanência dos alunos na Escola durante dois turnos. O horário integral oferece as seguintes possibilidades:

MATERNAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Matutino: Atividades recreativas, auxílio nas tarefas de casa e acompanhamento do almoço.

Vespertino: Aula Regular

1ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Matutino: Aula regular   

Vespertino: Acompanhamento do almoço, atividades recreativas e auxílio nas tarefas de casa.

PIT STOP

Para atender e dinamizar a entrada dos alunos a Escola, criamos o PIT STOP no horário de entrada. Como são menores e precisam de maior apoio, temos monitoras que ajudam as crianças a saírem do carro e as conduzem para dentro. Assim, os pais não precisam se preocupar em estacionar. Com poucos minutos deixam seus(s) filho(s) na escola e seguem para os seus compromissos diários.