LIV – LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE VIDA

Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos.

large-LIV  (1).jpeg

EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil, ajudamos crianças a partir de 3 anos de idade a iniciarem suas jornadas rumo ao desenvolvimento da inteligência emocional, incentivando o reconhecimento de sentimentos e emoções básicas como medo, alegria, tristeza, raiva e amor. Ao longo das aulas, os professores usam como ponto de partida histórias e músicas infantis encantadoras, que abordam o tema de maneira lúdica. Nosso material é pensado de maneira completa, feito para atender o aluno, os professores e as famílias. Para criar o material da Educação Infantil, buscamos referências teóricas clássicas já conhecidas de muitos educadores, como os psicólogos Jean Piaget e Donald Winnicott, e também referências contemporâneas, como Paul Ekman, psicólogo americano pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. Assim, elaboramos um currículo único que oferece às escolas a possibilidade de incentivar a inteligência emocional de maneira estruturada e é levado aos educadores por meio de formações presenciais e online com nossa equipe de especialistas.

  PROGRAMA DE  EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL   

Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos!

O LIV – Laboratório Inteligência de Vida – é um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida. Através das aulas do LIV o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo.

O Pássaro Azul  oferece o  LIV  para os seus alunos, a partir de 3 anos de idade até o 1º ano do fundamental I, proporcionando a eles iniciarem suas jornadas rumo ao desenvolvimento da inteligência emocional, incentivando o reconhecimento de sentimentos e emoções básicas como medo, alegria, tristeza, raiva e amor.  

O programa LIV  acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, utilizando-se de  materiais que    incentivam  a inteligência emocional de maneira estruturada e promovem reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

Ao longo das aulas professores usam como ponto de partida histórias e músicas infantis encantadoras, que abordam o tema de maneira lúdica. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações semelhantes às dos alunos, o que os ajuda na reflexão de cada experiência.​

  • O LIV prepara para o futuro pois habilidades como criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico, resolução de problemas e relacionamento interpessoal serão essenciais para a sociedade futura. 

  • Ajuda a desenvolver estabilidade emocional pois educar com amor e afeto é um dos caminhos para incentivar a estabilidade emocional na vida adulta, tornando-as pessoas capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

  • Melhora o desenvolvimento cerebral, pois oferece espaço na escola e em casa para que a criança e o adolescente possam dialogar abertamente entre si e com os adultos que os cercam é essencial para o desenvolvimento do cérebro.

 

large-LIV  (2).jpeg

CONHEÇA OS MATERIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Passe as setas para o lado para visualizar >>

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

Todo o material do LIV considera as especificidades dos alunos em cada faixa etária. Nas aulas para as turmas de 3, 4 e 5 anos de idade são usados livros em formatos especiais que permitem maior interação do aluno, fantoches que ajudam na aproximação e canções que dialogam diretamente com o conteúdo proposto. Além disso, as famílias também recebem material de apoio, como livros e jogos, que podem ser utilizados por pais e responsáveis para falar sobre sentimentos com seus filhos.

Nessas histórias, personagens criados pela autora Mirna Portela e ilustrados por Laurent Cardon vivenciam diferentes situações que mostram como as emoções e os sentimentos estão presentes em nossa vida o tempo todo. Ao longo dessa leitura, fantoches são usados para abrir caminho para que as crianças se sintam mais à vontade para compartilhar suas próprias experiências. Também trabalhamos com músicas compostas pela cantora Maíra Martins que enriquecem as aulas e conectam as emoções com os mais diversos ritmos musicais, por meio de canções como: Valsa da Tristeza, Axé do Amor, Baião da Raiva, dentre outros.

CONHEÇA OS MATERIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Passe as setas para o lado para visualizar >>

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

No Fundamental Anos Iniciais, a inteligência emocional continua sendo nosso foco. Porém, além do autoconhecimento, trabalhamos três outros importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia. Nesse momento, diversificamos a abordagem, pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: ciúme, frustração, animação e arrependimento.  

 

O trabalho é realizado por meio de livros exclusivos da autora Blandina Franco e do ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações semelhantes às dos alunos, o que os ajuda na reflexão de cada experiência. O material para os responsáveis também foi feito em conjunto com Blandina e Lollo, e promove uma extensão do conteúdo para o ambiente familiar.

Na Educação Infantil, mostramos um universo novo às crianças, onde elas aprendem a reconhecer seus sentimentos e emoções básicas como amor, alegria, tristeza, medo e raiva.