DIFERENCIAIS

PROGRAMA DE  EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL   

Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos!
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida – é um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida. Através das aulas do LIV o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo.

 
O Pássaro Azul  oferece o  LIV  para os seus alunos, a partir de 3 anos de idade até o 1º ano do fundamental I, proporcionando a eles iniciarem suas jornadas rumo ao desenvolvimento da inteligência emocional, incentivando o reconhecimento de sentimentos e emoções básicas como medo, alegria, tristeza, raiva e amor.  
    
O programa LIV  acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, utilizando-se de  materiais que    incentivam  a inteligência emocional de maneira estruturada e promovem reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.

   
Ao longo das aulas professores usam como ponto de partida histórias e músicas infantis encantadoras, que abordam o tema de maneira lúdica. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações semelhantes às dos alunos, o que os ajuda na reflexão de cada experiência.

PROGRAMA-DE--EDUCAÇÃO-SOCIOEMOCIONAL-(4)
large-LIV  (1).jpeg
67615701_151488059254553_307377001030737
  • O LIV prepara para o futuro pois habilidades como criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico, resolução de problemas e relacionamento interpessoal serão essenciais para a sociedade futura. 

  • Ajuda a desenvolver estabilidade emocional pois educar com amor e afeto é um dos caminhos para incentivar a estabilidade emocional na vida adulta, tornando-as pessoas capazes de lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

  • Melhora o desenvolvimento cerebral, pois oferece espaço na escola e em casa para que a criança e o adolescente possam dialogar abertamente entre si e com os adultos que os cercam é essencial para o desenvolvimento do cérebro.

PROJETO-MÃOS-AS-ARTES-(1).jpg
PROJETO-MÃOS-AS-ARTES-(2).jpg
PROJETO-MÃOS-AS-ARTES-(3).jpg

PROJETOS MÃOS ÀS ARTES

No Pássaro Azul  a arte tem voz e vez! Desde cedo, proporcionamos aos nossos alunos um prazeroso mergulho pelo mundo das artes oferecendo propostas  variadas, que vão desde diversificadas experiências sensoriais, para os pequeninos,  até o conhecimento de movimentos importantes como   Impressionismo, o Pontilhismo, e o Cubismo para as turminhas maiores.

 

Esse trabalho propicia também o conhecimento da vida e obras de  artistas renomados do mundo das  artes – Monet, Van Gogh, Miró, Volpi, Portinari, Tarsila do Amaral, Picasso, dentre outros   As  estimulações e experiências vivenciadas no desenvolvimento dos  projetos, permitem à criança traçar um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, aprendizagens, relação com os materiais, sentimentos e muita criatividade!

 

Acreditamos que a ARTE contexto escolar é uma linguagem fundamental no desenvolvimento cognitivo, sensível e cultural das crianças. É objeto de conhecimento! Através da obra de arte podemos conhecer a leitura do mundo de outra pessoa, com outra história de vida, outra experiência, sentimentos, vivendo em outro lugar ou época. A cada ciclo do ano, cada turma, tem um artista em pauta: um pintor, um músico, um escultor para conhecermos sua vida e sua obra. As crianças apreciam e analisam uma obra de arte com um olhar crítico e observador.

  

O fazer artístico propicia a formação de sujeitos capazes de criar e apreciar ativamente a produção artística e social, melhora a autoestima, faz o aluno desafiar seus limites, amplia a capacidade de solucionar problemas,  além de ampliar as possibilidades de compreensão do mundo.  

 

 

   A culminância desse trabalho, ao final de cada ano, é realização de uma encantadora e expressiva  Mostra Anual de Artes!

EDUCAÇÃO-BILINGUE.jpg

ESCOLA DE INGLÊS

Vocês sabiam que…

… crianças que aprendem inglês mais cedo têm a chance de aprender a pronúncia perfeita?

... as crianças aprendem uma segunda língua da mesma forma que aprendem a primeira, ou seja, de forma natural.

….  Para ensinar Inglês, não basta ser nativo ou fluente na língua. É importante envolver e motivar a criança, de forma que ela aprenda sem perceber.

... as aulas têm que ser  envolventes, lúdicas e divertidas e tem que ter um contexto compreensível, o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, é importante para que o aprendizado natural aconteça. Para tanto, o idioma deve ser ensinado da forma adequada, por profissionais, com metodologia especializada.

 

 Desde 2019, a educação bilíngue faz parte da grade curricular do Pássaro Azul, para alunos dos 4 aos 6 anos. Para tornar as aulas de inglês ainda mais eficientes, firmamos parceira com o LAB IDIOMAS, que é das escolas de línguas  mais conceituadas na nossa comunidade. As metodologias LAB para crianças, oferecem materiais lúdicos, exclusivos do LAB qualificadas e materiais didáticos  , focado em comunicação internacional, propiciam resultados rápidos, eficazes e significativos.

 

Por tudo isso, optamos em oferecer o curso de inglês do LAB no Pássaro Azul que  acontece de forma integrada ao nosso currículo escolar, tendo a qualificada equipe LAB   supervisionando e acompanhando o  curso de Inglês no Pássaro Azul.

 

INTERAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

Entendemos que é fundamental que a família e a escola andem de mãos dadas. Esse é um processo em que todos saem ganhando!  A contribuição dos responsáveis, no  dia a dia  da escola, é necessária para a construção do conhecimento dos nossos alunos, propicia o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando-nos parceiros e corresponsáveis  na formação integral da criança. 

Ao longo do ano, promovemos encontros com os responsáveis para conversarmos sobre as práticas pedagógicas e sobre o cotidiano escolar. Nas reuniões, eles são informados sobre diversos aspectos da aprendizagem de seus filhos e, quando necessário, há atendimentos individualizados. 
Os encontros festivos e culturais também estão sempre presentes ao longo do no letivo: homenagens, apresentações, exposições, dentre outras atividades socioafetivas, que envolvem a participação das famílias.


 

 

INTEGRAÇÃO COM A FAMILIA.jpeg