CULTURA, ARTE E EVENTOS

SEMANA-LITERARIA-(1).jpg

Semana

Literária

Anualmente, realizamos a Semana Literária do Pássaro Azul com o intuito de estimular  o gosto e a curiosidade de nossas crianças pelo mundo letrado. Essa programação, geralmente, acontece  próximo a 18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil.

 

Propiciamos atividades inter-disciplinares  interessantes e diversificadas: contação de histórias e fábulas, momento de artes, saraus de poesia, dentre outras. Enfim, proporcionamos às crianças uma deliciosa viagem pelo universo da literatura.

SEMANA-DA-ALIMENTAÇÃO-(1).jpg

Semana da

Alimentação

A Semana da alimentação acontece todos os anos, culminando o primeiro ciclo letivo, no qual trabalhamos com a criança  o conhecimento de si mesmo,  do seu corpo e da sua história, bem como a formação de hábitos saudáveis e atitudes que favorecem o crescimento e bom desenvolvimento.

 

Além de propiciar momentos  lúdicos e envolventes, semana da alimentação nos permite refletir com os alunos a importância da alimentação equilibrada e saudável, e conscientizar as crianças sobre os alimentos mais adequados em cada refeição.   Organizamos um grande refeitório no pátio e, a cada dia, na hora da merenda, simulamos as principais refeições do dia que são feitas  junto da família: café da manhã, almoço e jantar.

Semana do

Folclore

Sabemos   da importância de se manter  vivo o folclore brasileiro, que são as tradições, danças, hábitos, crenças, superstições, dentre tantas manifestações culturais que fazem parte da história do nosso povo. Ao longo do ano escolar, nossas crianças vivenciam intensamente as brincadeiras, brinquedos, parlendas, dentre outros gêneros textuais.

 

No entanto, no mês de agosto, dedicamos uma semana especial, com atividades pedagógicas relacionadas ao folclore: contação de  lendas, criação de brinquedos com sucatas, artes com argila, cirandas, brincadeiras cantadas, culinária e muito mais! Culminamos todo esse trabalho com uma linda exposição folclórica, para que todos possam apreciar.

SEMANA-DO-FOLCLORE-(1).jpg

Matinê Carnavalesca

No Pássaro Azul, acreditamos na importância de valorizarmos a cultura popular brasileira como meio de construir progressivamente a noção de identidade nacional e o sentimento de pertinência ao país.

 

Trabalhamos o carnaval brasileiro de forma integrada aos contextos pedagógicos  e vivenciando as suas  diversas formas de manifestação popular. No projeto anual “Brincando o Carnaval”, temos  o baile de máscaras, trio elétrico, baile à fantasia, samba, frevo e axé music. Tudo isso parte da nossa divertida semana carnavalesca. São momentos de pura emoção e alegria!

MATINÊ-CARNAVALESCA-(3).jpg
MOSTRA-ANUAL-DE-TATRO.jpg

Mostra Anual

de Teatro


Dramatizar, brincar de faz de conta e viajar pelo mundo da fantasia, são momentos ricos e favoráveis  para  as crianças se conhecerem, se expressarem melhor, descobrirem suas potencialidades e desenvolverem habilidades de comunicação verbal e corporal. 


Ao interpretar personagens no teatro, os alunos também podem se conhecer melhor e descobrir suas potencialidades e fragilidades. Esse conjunto de informações possibilita que as crianças possam aprender a expressar seus desejos e medos, o que é importante para o desenvolvimento emocional e a socializarem, pois aprendem  a lidar com os outros e a trabalhar em equipe. No Pássaro Azul, realizamos a mostra anual de Teatro, com todas as turmas da educação infantil e 1º ano do F1. O público se encanta, vibra e pede bis! São momentos lindos de interação da escola, alunos e famílias.

MOSTRA DE ARTES (33).jpg

Mostra 

Anual de Artes

Em culminância ao projeto Mãos à Arte, realizamos ao final de cada ano, a nossa Mostra Anual de Artes em espaços públicos importantes da cidade como o Casarão e a Casa da Cultura. Todos os anos a nossa exposição surpreende e encanta  pelo primor, beleza, qualificação e criatividade das produções e das instalações.
 
Em 2019, realizamos a  17ª edição da exposição, que aconteceu  no Shopping Sete Lagoas. O sucesso da exposição foi tamanho que, o que era para acontecer apenas no mês de novembro, foi estendido para todo o mês de dezembro, a pedido da diretoria do Shopping. 

Sabemos que a nossa Mostra Anual de Artes é uma forma de valorização  da evolução,  do aprimoramento e do fazer artístico das turmas e de cada aluno, e também, uma oportunidade de compartilhar com as famílias e comunidade, a beleza e grandiosidade que o trabalho de artes no Pássaro Azul representa.
 

Festa Junina

O FORRÓ DOS PASSARIM é dos eventos mais esperados pela comunidade escolar. Mais do que fazer parte do calendário, a realização da festa junina na nossa escola é um elemento pedagógico importante para a formação dos nossos alunos, pois enfatizamos diferentes culturas, mostrando a diversidade do país, além de rememorarmos trajetórias históricas e sociais de cada região brasileira.

Os alunos são envolvidos em todos os momentos de preparação para os festejos juninos, desde os ensaios, até a confecção de adereços e enfeites para a  decoração da festa. Nesses momentos estão sendo trabalhados com os alunos habilidades artísticas, psicomotoras, criatividade, concentração, dentre  outras capacidades importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças.


Nossa festividade sempre encantou e agradou  a todos pela criatividade, beleza das coreografias, organização geral do evento e por propiciar uma prazerosa confraternização da família Pássaro Azul.

Imagem7.png